domingo, 28 de Abril de 2024  02:24
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Puré de Batata

Puré de Batata

Cozer as batatas. Passar no passador e juntar o leite quente com manteiga e um pouco de noz-moscada tudo misturado. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
23-01-2017

Instituto Confúcio da UA distinguido no Ano do Galo e Aveiro celebra a chegada do novo ano.



O Instituto Confúcio da Universidade de Aveiro assinala o Ano do Galo e é distinguido pela Liga dos Chineses.

O Ano Novo Chinês, a partir de 28 de janeiro, vai decorrer sob o signo do Galo e começa com a distinção do Instituto Confúcio da Universidade de Aveiro.

A Liga dos Chineses em Portugal decidiu atribuir ao IC-UA, durante a Festa do Ano Novo Chinês que se realiza no Casino da Póvoa de Varzim, a 27 de janeiro, o Galardão Relação Intercultural.

Antes, a 25 de janeiro, decorre um conjunto de atividades, em parceria com autarquia aveirense, perto do Mercado Manuel Firmino, a assinalar a chegada do Ano do Galo.

O espetáculo, entre as 15h e as 17h, começa com a dança do leão e prossegue com música, workshops de caligrafia, de recorte de papel, nós chineses, pintura de máscaras da ópera e de lanternas, desfile de trajes tradicionais, jogos e questionários, com prémios para os vencedores. No fim, todos podem apreciar um pouco da gastronomia chinesa.

A longa tradição de relacionamento da Universidade de Aveiro (UA) com a República Popular da China remonta ao início dos anos 90.

De então para cá, foram vários os protocolos estabelecidos com diferentes universidades chinesas, nos âmbitos da investigação e da mobilidade de docentes e de alunos.

Merece especial referência o que foi estabelecido com a Universidade de Línguas Estrangeiras de Dalian, a 17 de maio de 2011, que abriu portas não só à assinatura de outros protocolos de cooperação com outras universidades chinesas, mas sobretudo à criação do Instituto Confúcio da Universidade de Aveiro (IC-UA), a 23 de abril de 2015.

Ao longo destes dois anos, o IC-UA deu seguimento e alargou o âmbito dos programas de promoção do ensino e da cultura chinesas, iniciados no Departamento de Línguas e Culturas, através da Licenciatura e do Mestrado em Línguas e Relações Empresariais, bem como no Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território, responsável pelo primeiro Mestrado em Estudos Chineses em Portugal, criado em 1998.

Além da cooperação com outros departamentos da UA e das aulas e ações de formação em língua e cultura chinesas dentro de portas para alunos da universidade e das escolas do ensino básico e secundário que visitam a UA, o IC-UA é responsável por vários projetos de ensino de mandarim no ensino público e privado, que envolvem mais de 1000 alunos.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®